terça-feira, agosto 30, 2005

Pesquisa liga consumo de álcool a 42,7% das mortes no trânsito em SP

A sociedade moderna está cada vez mais perdida em meio a sua própria ignorância. O caos está aí pra todo mundo ver, mas parece que a manipulação é mais forte que tudo na sociedade contemporânea.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u112514.shtml

Folha Online

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado a 42,7% dos acidentes de trânsito com mortes da cidade de São Paulo, segundo pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde.

Dos 454 laudos do IML (Instituto Médico Legal) analisados, 194 tinham concentração alcoólica no sangue acima de 0,6 g/l (gramas por litro), o máximo permitido pela legislação brasileira.

A quantidade de álcool necessária para atingir essa concentração no sangue é equivalente a duas latas de cerveja ou três copos de chope, duas taças de vinho ou 80 ml de destilados --duas doses--, de acordo com a secretaria.



O estudo foi realizado no segundo semestre de 2004 e revelou que os homens apresentaram maior proporção de uso de álcool que as mulheres.

As maiores concentrações alcoólicas foram encontradas em jovens de 20 a 29 anos do sexo masculino, solteiros e que morreram no próprio local do acidente --um indicativo que as vítimas estavam em alta velocidade, segundo a secretaria.

"O álcool potencializa o risco de acidentes, principalmente em jovens que não têm tanta experiência ao volante", afirma a coordenadora do Grupo Técnico de Prevenção de Acidentes da Secretaria, Vilma Gawryszewski.

Mortes

De acordo com a pesquisa, a taxa geral de mortalidade por acidentes de trânsito foi de 14 por 100 mil habitantes. Entre os homens esse índice foi de 11,2/100 mil. Já entre as mulheres, de 3,1/100 mil.

O estudo mostrou ainda que os pedestres lideram a maioria das mortes (6,8 para 100 mil), seguidos pelas vítimas envolvidas nas colisões de veículos (5,8 para 100 mil) e pelos motociclistas (1,4 para 100 mil).

quinta-feira, agosto 25, 2005

Caminhão parado em ponto de ônibus

O caminhão além de estar parado no ponto de ônibus, está na esquina sobre uma faixa de pedestres. Não é muita folga?

Estacionamento proibido

Reparem na placa. Enquanto os folgados param os carros onde dá na telha, os pedestres que se danem. Cadê a CET??????

Calçada é estacionamento


Em frente a agência do Unibanco na Avenida Zelina a calçada é usada pelos funcionários do banco como estacionamento no final do expediente.

Sexta-feira é dia de feira

Largo da Vila Zelina durante uma manhã de sexta-feira, que é o dia da feira. O Trânsito vira um verdadeiro caos, carros em fila tripla é comum de se ver. O pedestre tem que se arriscar no meio da avenida enquanto os carros ocupam todos os espaços.

LAVA-RÁPIDO


Lava-rápido usa calçada para limpeza de autos.

Em plena luz do dia os carros estão atrapalhando o fluxo de pedestres em frente a um lava-rápido. Eu pergunto: onde está a CET?

quarta-feira, agosto 24, 2005

Pista de Bicicross

Logo na entrada de São Bento do Sapucaí tem uma pista de bicicross onde a molecada local dá um show, os moleques voam mesmo. Eu experimentei com minha MTB mas meus vôos foram baixos. rsss

Thá com a Pedra do Baú ao fundo

Nascer do Sol com vista para Campos


Nascer do Sol com vista para Campos do Jordão, acordamos cedo, passamos frio, mas vale a pena, sem contar que dá pra ver muitas estrelas cadentes lá de cima. Realmente é um espetáculo.

Subida para o Baú


Mais um trecho da subida para o Baú.

Topo da Pedra do Baú


Lá de cima as montanhas parecem lençóis.

Via Ferrata


Para chegar ao topo da Pedra do Baú temos que subir por essas escadinhas chamadas via Ferrata. Quem tem medo de altura terá dificuldades em subir, mas vale a pena tentar, a vista é linda.

Thais no topo da Pedra do Baú


No topo do Baú venta muito às vezes. Reparem no cabela da Thais.

Contrastes de Campos do Jordão
















Campos do Jordão é uma síntese do Brasil, onde o luxo e o lixo andam bem próximos. Em Campos é possível se deparar com Ferraris da ruas e mendingos nas esquinas. Infelizmente lá é um lugar onde o turismo serve para aumentar a desigualdade e não diminuir, pois o dinheiro que o turismo leva para a cidade não é revertido para a população mais podre. Só para se ter uma noção: Campos do Jordão não tem MATERNIDADE! Parece brincadeira mas não é. Infelizmente.

Thais na cachoeira do atoleiro


Thais com a cachoeira do atoleiro ao fundo. Atoleiro porque a chegarmos nesta cachoeira ficamos atolados, ela até o joelho e eu até a cintura. Cruel... rsss

Topo do Bauzinho


Eu no cume do bauzinho, caminhda de 10 minutos com uma vista que é praticamente a mesma do cume da Pedra do Baú.

Caminho para Luminosa

Estrada de terra para Luminosa, 13km de descidas alucinantes. Esta estrada inicia-se um pouco antes da entrada para a estrada que vai para a Pedra do Baú. Tem uma placa indicando Brazópolis, entre e siga até a primeira cidade (Luminosa) que na verdade é um distrito de Brazópolis.É uma vilarejo parado no tempo, tem meia duzia de ruas e quanse nenhum carro. A cidade em cida não tem nada de interessante, mas o lugar em que ela se encontra é fantástico, pois fica no fundo de um vale e o caminho pra lá vale a pena.

Bauzinho com vista para Campos do Jordão.

terça-feira, agosto 23, 2005

Chegada no topo da Pedra do Baú

Estrada Campos/São Bento do Sapucaí

David, meu irmão, pela estrada entre Compos do Jordão e São Bento do Sapucaí. O caminho é lindo, pena que os motoristas são apressados e não aproveitam a vista, reparem nas marcas de pneu no asfalto.

Nascer do sol da Pedra do Baú.


Nascer do sol da Pedra do Baú.

Acordamos bem cedo e fomos até rampa de vôo livre próxima a Pedra do Baú para ver o Sol nascer. Muito frio e uma vista fantástica é o que posso dizer...

segunda-feira, agosto 22, 2005

Transferência de fotoblog


Estou mudando de fotoblog, aos pouco vou passar a melhor fotos pra cá e vou desativar o antigo (http://caosurbano.nafoto.net/)

Aguardem a mutação.

um abraço
Daniel